sexta-feira, fevereiro 11, 2005

The Sign

E pronto, lá fui eu hoje retirar os dois pontos que o médico no passado dia 31 de Janeiro me coseu na pele depois de removido o sinal. Julgava que vos iria contar aqui uma grande odisseia passada no meu Centro de Saúde, mas não. Sim, há sempre coisa a apontar, mas até foi bastante rápido para o que estava a contar. Estava disposto a passar lá a manhã toda, mas despachei-me em cerca de uma hora. Desde o chegar, por volta das 07:40h, até sair, mais ou menos uma hora depois.
Apesar de gostar muito de criticar não queria hoje fazer aquele choradinho comumente de que o nosso serviço de saúde não tem condições nenhumas em comparação ao dos países da UE. Mas esta realidade é verdadeira. Em 2000 quando visitei o meu papi pela segunda vez na Alemanha, fui com ele a uma clínica do sistema de saúde alemão e maravilhei-me. Hoje, a enfermeira que me tirou os pontos, pediu licença a duas outras colegas para que eu podesse entrar na mesma sala onde elas estavam a tratar de duas outras pessoas. Na mesma sala estavam a ser atendidas três pessoas, eu, um senhor e uma senhora. Não cheguei a ver as duas outras pessoas, devido ao biombo, mas essas pessoas estavam de frente uma para a outra. Estamos na Europa do 1º Mundo ou num qualquer país do dito 3º Mundo?!?

Depois há pessoas que se admiram da percentagem oficial de mulheres grávidas infectadas com o HIV em Portugal. Uma em cada 100 mulheres, 1%. Percentagens assim só nos países africanos.

Pronto, já desabafei por hoje.

|