segunda-feira, março 27, 2006

fumar VS não fumar

Imagens míticas como esta da Rita Hayworth e os famosos outdoors americanos da Marlboro tendem a desaparecer do nosso imaginário cultural. Os EUA começaram a guerra contra o fumo do tabaco, indo a extremos, como o proibir de fumar em ruas de alguns estados. A Europa começou agora, também, considero eu, com algumas medidas extremas. Na Escócia a partir das 00h de hoje é proíbido fumar em bares e discotecas. A mesma medida será aplicada no futuro a outros Reinos da Grã-Bertanha. Como não fumador, realmente acho aborrecido estarem-me a jogar fumo para cima em bares, discotecas e restaurantes. Contudo, nem são nestes locais que acho mais grave o fumar-se. Na sexta-feira fui ao cinema com o Mr. Figths e o RP e quando entrámos no elevador o senhor que já lá dentro estava, estava de cigarro acesso, escondeu-o de forma tão subtil, tão subtil, que toda a gente reparou no gesto. Foi pior a emenda que o soneto, ninguém se queixou. Contudo, já por várias vezes me queixei quando subo ou desço no elevador no edifício onde trabalho. Naquela noite estava de bom humor. Outra situação que considero ser aborrecida é o fumar-se nos sanitários das casas-de-banho do mesmo edifício. Saio de lá com a roupa a cheirar ao mesmo cheiro da roupa de um fumador inveterado. Mesmo assim eu penso que as empresas deverão criar áreas para fumadores, tal como em restaurantes deverão criar. Bares, discotecas e também restaurantes, deverão avisar à porta se são "exclusivamente" para fumadores (como julgo já acontecer em Espanha), para depois um não fumador que entre no espaço não se queixe, contudo a ventilação deverá ser potente e vigiada com maior afinco. Mas o que é certo, sendo fumador ou não fumador, somos todos pessoas, todos e todas com direitos e deveres. Defendo um conjunto de medidas que permita o bom convivio de qualquer pessoa com outras nesta sociedade democrática...

|