segunda-feira, janeiro 03, 2005

"SIDA é a doença que mais mata portugueses entre os 20 e os 39"

Este é o título de destaque de hoje da primeira página do jornal A Capital.
E que continua assim:
«Em Portugal, VIH é a causa do maior número de mortes na faixa etária entre 20 e 39 anos

Sida é a doença que mais mata jovens adultos

Para a faixa etária mais velha, entre os 35 e os 44 anos, só desde 1995 é que o vírus da imunodeficiência humana (VIH) passou a ser a principal causa de morte

Desde a década de 90 que o fenómeno persiste. Para quem tem entre 30 e 39 anos,
nem os acidentes rodoviários matam mais

NUNO GUEDES

A sida é, de longe, a doença que mais mata jovens adultos entre os 20 e os 39 anos em Portugal. Desde a década de 90 que o cenário não muda, apesar das evoluções médicas, ao contrário do que acontece nos restantes países ocidentais.
Os últimos números disponíveis, de 2002, mostram que nesse ano morreram 546 portugueses com essas idades devido ao vírus, num total de 999 vítimas.
Os números disponibilizados no estudo De que se morre mais em Portugal, feito pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge que analisa a situação do país ao longo de toda a década passada, mostra que, sobretudo entre os homens, desde 1992 que a sida figura como a doença que mais jovens mata entre os 25 e os 34 anos.
Em 1999, 27,1 pessoas por cada 100 mil portugueses com estas idades morreram de sida – bastante mais do que a segunda principal causa de morte, com 8,7...(Continua na edição impressa)»

Isto é apenas um alerta! Um alerta que me revolta profundamente. Estou cansado! Estou absolutamente irritado! Estou irado! Vou tentar descarregar a minha raiva para outro lado...

|