sexta-feira, julho 23, 2004

A estreia da semana...

Não tenho tido muita paciência para vir actualizar o blog. Mas este tipo de pots não custa nada fazer. Aproveitem o fim-de-semana.

Aos 17



Título original: Try Seventeen
De: Jeffrey Porter
Com: Elijah Wood, Franka Potente, Mandy Moore
Género: Comédia Romântica
CAN/EUA, 2002, Cores, 96 min.

«O primeiro dia de universidade de Jones Dillon não podia ter sido pior. Felizmente que ele pode contar com a sua imaginação delirante e fantasiosa. Com 17 anos, Jones está convencido de que vai poder, finalmente, viver emoções fortes. Mas cedo descobre que aprende muito mais com os seus excêntricos vizinhos de prédio - uma aspirante a actriz, uma fotógrafa temperamental e um pintor - do que na faculdade.» Cine Cartaz

|

segunda-feira, julho 19, 2004

Hoje estou mais infeliz.

Li neste blog este post e este outro e vi com indignação este. Realmente hoje estou mais infeliz. Ontem terminou a 15.ª Conferência Mundial da ONU SIDA, e mais uma vez nada de novo foi colocado em cima da mesa. Foram debatidos os mesmos problemas de sempre. As patentes das farmaceuticas. Os genéricos brasileiros. A proliferação do vírus na África sub-sariana. A migração e estabelecimento do vírus na Ásia. Em Portugal estourou a bomba do PPE (profilaxia pós-exposição). Um medicamento que se conhece e existe há que anos, mas a opinião pública não conhecia. Cada vez mais acredito na minha teoria: só se deixa de ser ignorante nesta matéria quando se é infectado ou afectado pelo vírus, e mesmo assim há muita coisa que se desconhece. Sim, hoje estou mais infeliz.

|

sexta-feira, julho 16, 2004

A estreia da semana...

Mais uma vez esta semana vou ser do contra e não vou dar destaque ao Spider-Man2, apesar de merecer. Outro filme que também merece estar aqui destacado é hoje "A estreia da semana...", Wilbur Wants to Kill Himself. O tema da morte e particularmente do suicídio é-me sempre deveras aliciante...

Willbur Quer Matar-se



Título original: Wilbur Wants to Kill Himself
De: Lone Scherfig
Com: Adrian Rawlins, Jamie Sives, Shirley Henderson
Género: Comédia/Drama
Classificação: M/16
FRA/GB, 2002, Cores, 111 minutos.

«Wilbur não consegue encontrar razões para viver. Quer matar-se, mas ainda não conseguiu. Já o irmão é completamente o contrário. Harbour é um optimista incurável e conseguir que Wilbur seja feliz é o seu grande objectivo. Estes dois irmãos excêntricos, na casa dos 30, vivem em Glasgow, onde herdaram do pai, recém-falecido, uma livraria. Depois de mais uma tentativa de suicídio falhada, Harbour convence Wilbur a mudar-se para o seu apartamento, por cima da livraria. Harbour acredita que talvez uma namorada possa ajudar a levantar a moral de Wilbur. A ideia é apoiada pelo psicólogo do hospital, Horst, e encorajada pela enfermeira, Moira, que tem esperança de ser a feliz contemplada. No entanto, os planos deles não correm como previsto e é Harbour que acaba por encontrar o amor na bela e tímida Alice, uma mãe solteira, que trabalha à noite nas limpezas do hospital e que vai à livraria vender os livros que os doentes vão deixando para trás. Alice e a filha Mary acabam por mudar-se para a casa de Harbour e Wilbur. Alice acaba por conseguir vencer a sua timidez, Mary encontra uma família e Wilbur começa a encontrar algum significado na sua vida. E apesar de Harbour nunca ter sido tão feliz, ele esconde um obscuro segredo, que não pode ocultar para sempre...» Cine Cartaz

|

terça-feira, julho 13, 2004

deleite

Como com este calor o que nos apetece mesmo é refrescar-nos, sugiro aqui que seja com um gelado. Não um gelado qualquer. Um gelado feito por nós é muito mais saboroso. Fica aqui a receita de um Gelado de Morango.

Gelado de Morango

Ingredientes:
350g morango(s)
1 colher de sopa gelatina em pó
1 colher de café de corante vermelho
2 colher de chá de essência de baunilha
9dl leite
175g açúcar
água q.b.
sal q.b.

Preparação:
Em banho-maria, dissolva a gelatina na água e deixe arrefecer. Aqueça o leite com a baunilha, o açúcar e o sal e junte a gelatina dissolvida. Deite num tabuleiro do congelador, tape com papel de alumínio e leve ao congelador durante cerca de 3 horas. Esmague bem os morangos. Deite metade do creme gelado num copo de batidos e bata até ficar bem cremoso. Deite numa tigela gelada. Bata o restante creme gelado. Junte os morangos e o corante e misture. Deite o preparado novamente no recipiente e leve ao congelador durante 2 horas. Retire 10 minutos antes de servir.

|

domingo, julho 11, 2004

Vai um copo de vinho?!?



Eu perfiro tinto. Mas hoje não importa. É mesmo o dia do Vinho e da Vinha.

|

sexta-feira, julho 09, 2004

Pronto a Comer

O Molho Béchamel, também conhecido como Molho Branco, é dos molhos mais trabalhosos de preparar. Devido a essa situação a conhecida marca italiana Parmalat lançou no mercado português este preparado em pacotes, tal como as natas. Mas para uma refeição especial sabe sempre bem um Molho Béchamel caseiro, feito pelas nossas próprias mãos. Aqui têm a receita.

Molho Béchamel

Ingredientes:
3 dl leite
1 colher sopa margarina
1 colher sopa farinha de trigo
noz moscada
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Derreta a manteiga ou margarina sobre lume brando e polvilhe com a farinha. Deixe cozer sem deixar ganhar cor e até aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada e o preparado desagregar-se.
Regue de uma só vez com o leite frio e mexa com a batedeira ou a colher de pau até a dissolução completa da mistura de farinha e gordura no leite.
Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e deixe cozer sobre lume brando durante cerca de 10 minutos.

Sugestões:
Se o leite estiver morno, junte-o a pouco e pouco.

Se o molho ganhar grumos, aumente o calor e bata energicamente com a batedeira até o seu completo desaparecimento.

Adicione mais líquido para compensar o que se evaporou; os grumos não se formarão se, antes de juntar o leite, a farinha e a gordura estiverem intimamente ligadas.

|

quinta-feira, julho 08, 2004

A estreia da semana...

Esta semana vou sugerir uma Comédia Romântica, Leis da Atracção com Pierce Brosnan e Julianne Moore, dois exelentes actores que também precisam de pagar as contas...

Leis da Atracção



Título original: Laws of Attraction
De: Peter Howitt
Argumento: Aline Brosh McKenna
Com: Julianne Moore, Pierce Brosnan, Michael Sheen
Género: Comédia Romântica
Classificação: M/12
EUA, 2004, Cores, 87 minutos

«Daniel (Pierce Brosnan) e Audrey (Julianne Moore) são dois advogados, especializados em divórcios, que não podiam ser mais diferentes. Enquanto Julianne segue as leis à risca, Daniel usa o seu charme para ganhar processos. Mas o processo de divórcio de dois famosos milionários vai pô-los frente-a-frente numa batalha jurídica por um castelo irlandês. Os dois viajam então até à Irlanda para angariar provas e testemunhos, mas acabam por começar a sentir-se atraídos um pelo outro. E depois de uma noite selvagem, acordam na mesma cama... e casados um com o outro.» Cine Cartaz

|

sexta-feira, julho 02, 2004

A estreia da semana...

Sei que Shrek 2 é que deveria ser a estreia da semana, mas o filme que sugiro é bem mais interessante. Vejam e depois digam-me se não tenho razão.

As Tardes de Gaudí



Título original: Gaudi Afternoon
De: Susan Seidelman
Argumento: James Myhre
Com: Judy Davis, Juliette Lewis, Lili Taylor, Marcia Gay Harden
Género: Com, Dra
Classificacao: M/12
Estúdios: Antena 3 Televisión, Lolafilms S.A., Vía Digital
ESP, 2001, Cores, 88 min.

«Cassandra Reilly (Judy Davis) é uma tradutora americana que vive em Barcelona. Um dia, Frankie Stevens (Marcia Gay Harden) pede-lhe ajuda para procurar o marido, Ben, que supostamente desapareceu sem deixar rasto. Na tentativa de encontrar Ben, Cassandra cruza-se com a sensual April (Juliette Lewis) e acaba por descobrir que, às vezes, as aparências são extremamente enganadoras. Afinal quem é Ben? Cassandra terá de juntar as peças do "puzzle", sozinha na cidade de Gaudi.» Cine Cartaz

|