segunda-feira, maio 16, 2005

Porto meu Porto

A cidade do Porto pertence a todos aqueles que a guardam num cantinho do coração. Enquanto que Lisboa é para mim a cidade da minha vida. Mas não é possível fazer comparações. O Porto está cada ano que passa um pouco mais diferente. As intermináveis obras são um grande mal necessário. Há um ano atrás - a última vez que fui ao Porto -, por exemplo, as obras na Avenida dos Aliados ainda não obrigavam a um desvio do trânsito. Quando todas as obras do Metro do Porto terminarem irá saber bem à vista a "lavagem" que ao mesmo tempo está a ser feita à cidade. Ficámos hospedados num Hotel do centro com uma decoração muito retro-chic. Visitámos a maior parte dos lugares a que me tinha proposto ir. Apenas não fui à Ribeira e mais uma vez não fui à Foz. A tão esperada e fabulosa Casa da Música é tudo aquilo que se espera ser. Uma muito bem conseguida obra de engenharia e arquitectura. Uma obra de arte por si só completando o espaço em redor. Naquele local tinha que nascer aquele diamante bruto. Ontem assim que entrei nos Jardins da Fundação de Serralves tive um imenso orgasmo cultural. Maravilhei-me com toda a composição, apesar das obras de recuperação dos Jardins. Álvaro Siza Vieira estava bastante inspirado quando desenhou o conceito que hoje é Serralves. Amei Serralves.
Para amanhã fica reservado as nossas saídas à noite e todos os engates que eu e o Pedro fizemos...

|