quarta-feira, junho 30, 2004

Saladas em tempos de calor...

O Gaspacho Andaluz e o Gaspacho Alentejano não são muito diferentes da receita Tradicional. Basicamente o que difere o Gaspacho Andaluz é o facto de no fim tudo ser passado com a varinha mágica e ser servido como bebida, ou como entrada, e de se não se utilizar pão torrado. No Gaspacho Alentejano utiliza-se presunto para dar sabor. Esta sopa no aejo também é conhecida como Sopa Fria, servindo-se bem gelada e com cubos de gelo. Provem qualquer um dos três, é realmente delicioso.

|

segunda-feira, junho 28, 2004

Saladas em tempos de calor...

Esta semana vou-vos deixar aqui a receita de vários Gaspachos, a Tradicional Portuguesa - que está a seguir -, a Alentejana, e a Andaluz. O Gaspacho é das melhores e mais saborosas "saladas/sopas" que se podem fazer com este calor.

Ingredientes
2 kg tomates maduros
1 pimento verde
1 pepino
1 cebola - quem não gostar crua pode suprimi-la
4 dentes de alho
sal q.b.
4 colheres sopa azeite
5 colheres sopa vinagre de vinho tinto - ou balsamico
orégãos q.b.
pão de véspera

Tire a pele e as sementes ao tomate. Corte 1 tomate grande em quadradinhos e reserve. Tire as sementes ao pimento e corte metade em quadradinhos. Descasque o pepino e corte igualmente metade da porção em quadradinhos. Pique meia cebola e disponha os legumes cortados em recipientes separados. Reduza a puré, batendo num copo misturador os restantes tomate, pimento, pepino e a cebola juntamente com os dentes de alho, um pouco de sal grosso e o azeite. Deite o puré numa tigela e junte o vinagre. Mexa, verifique a quantidade de líquido e adicione água fresca apenas na quantidade necessária para a sopa (cerca de litro e meio no total). Corte o pão em quadradinhos e aloure-os no forno. Coloque num recipiente. Sirva a sopa numa terrina e, ao mesmo tempo, os legumes e o pão em recipientes separados. Polvilhe o gaspacho com óregãos a gosto.

|

sexta-feira, junho 25, 2004

Conto

Imbuído do espiríto do Contar ou não contar... ontem à noite contei que sou seropositivo a um rapaz com quem ando a "flirtar". Teve uma reacção positiva no meio disto tudo. Ainda bem. Estou a gostar mesmo muito dele. Era só para vocês saberem...

|

terça-feira, junho 22, 2004

Um gigante chamado Suécia!



Eram 10h em Lisboa quando a maior empresa de imobiliário do mundo abriu pela primeira vez em Portugal as suas portas. IKEA, o gigante sueco inaugurou em Alfragide a sua maior loja na Península Ibérica e a terceira maior do mundo. É assim retirado (até ver) a Paços de Ferreira o trono de Capital do Móvel em Portugal. Sem dúvida alguma que foi a inauguração mais aguardada do ano no nosso reino...

|

segunda-feira, junho 21, 2004

Contar ou não contar...

É uma matéria muito difícil e complicada.
Quando uma pessoa se depara com o diagnóstico positivo do exame HIV/SIDA saltam-nos várias questões e uma delas prende-se com o CONTAR.

1. A quem devemos contar?
2. Como é que essa pessoa irá reagir?
3. E como contar?


Vou-vos apenas responder a estas três perguntas. O resto terão que ser vocês com a vossa intuição manobrar.

1. A quem devemos contar?
1. Julgo ser fundamental contar aos nossos pais. Ao fim e ao cabo eles são o nosso pilar. Mesmo que já não dependamos deles economicamente, dependemos sempre deles afectivamente.
2. Se tivermos uma relação amorosa é primordial contar ao companheiro. Isto irá demonstrar a confiança que nós depositamos no outro e a confiança que terá em nós.
3. Os nossos dois melhores amigos merecem saber. Não se deve contar a todos, apenas aos mais próximos. Normalmente os amigos mais chegados são só dois ou três. Basta contar a estes.

2. Como é que essa pessoa irá reagir?
Em qualquer uma das três situações (pais, companheiro e amigos) poderá acontecer apenas duas coisas. Mesmo assim temos que esperar que possa acontecer tudo.
1. Uma reacção positiva. Em que a pessoa compreende o porquê de estarmos a contar. Ter HIV/SIDA é sempre algo que preocupa os demais e ninguém fica feliz com a notícia. O que se pertende nesta reacção é ter o apoio a 100% dessa pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite. É o que se pertende em qualquer amizade, mas esta situação é muito delicada.
2. Reacção negativa. Podemos ser colocados de parte. No caso familiar, podemos ser expulsos de casa, ou renegados como filhos. No caso do companheiro e no caso dos amigos se houver esta reacção é porque essa pessoa nunca nos mereceu. Em vez de serem colocados de parte, coloque-os de parte.

3. Como contar?
Esperem uma situação propícia. No que toca a assuntos familiares todo o cuidado é pouco. Tentem conversar no vosso quarto, num local que vos seja seguro e favorável, ou então um local desconhecido. Não há palavras certas nem correctas, há apenas palavras. Mas deverão ter atenção ao vosso tom de voz. Coloquem a vossa voz calma e segura, para darem esse mesmo sentimento ao receptor.

|

sexta-feira, junho 18, 2004

A estreia da semana...

Sonny

Um dos meus actores favoritos, Nicolas Cage, estreia-se na realização, e o resulatado é este Sonny. Filme para ver apenas por curiosidade.



Título original: Sonny
De: Nicolas Cage
Com: Brenda Blethyn, James Franco, Nicolas Cage
Género: Crime, Drama
Classificação: M/12
EUA, 2002, Cores, 110 min

"Depois de abandonar o exército e esperando ter pela frente um futuro melhor, Sonny passa em New Orleans para visitar o bordel dirigido pela mãe. Jewel, dominadora, dura e extremamente necessitada do amor do filho, dirige a casa. A sua aparência já não é o que era, mas a sua vontade de sobreviver ainda não esmoreceu. A sua nova grande atracção é Carol, uma jovem e bonita prostituta, que tenta ganhar muito dinheiro mas sonha sair dessa vida. Carol interessa-se de imediato por Sonny e implora-lhe que a leve com ele. Apesar das súplicas de Jewel, Sonny quer deixar a cidade e ir à procura de algo melhor. Quer fazer algo pela vida e libertar-se de Jewel. Mas Sonny não é um homem qualquer. Foi treinado para ser o melhor prostituto da cidade. As suas clientes, na maioria mulheres velhas desejosas de fogo e paixão, estão desesperadas pelos seus serviços e Jewel quer desesperadamente o dinheiro que ele pode ganhar. Será que ela o ama como um filho ou apenas como o homem que mais dinheiro lhe rende? Sentindo que as esperanças de conseguir um emprego melhor se começam a desvanecer, Sonny mergulha numa violência absurda. O mundo explode pelas suas mãos. Carol, doce mas não passiva, é a sua única hipótese de redenção. Lutando contra a mãe a favor do seu futuro e da sua alma, Sonny tem uma última oportunidade para encontrar uma saída." Cine Cartaz

|

terça-feira, junho 15, 2004

Saladas em tempos de calor...

Ingredientes:
250 g delícias do mar
250 g miolo de camarão
150 g milho doce
tomates-cereja
1 pimento amarelo
1 pimento verde
1 pimento vermelho
1 talo de aipo
molho vinagrete ou maionese

Coza o miolo de camarão, conforme as instruções da embalagem, ou a gosto. Corte as delícias do mar e escalde o milho doce. Corte os tomates ao meio e os pimentos em tiras. Misture todos os ingredientes e disponha-os numa saladeira. Decore com os talos de aipo e tempere com molho vinagrete ou maionese. E sirva bem fresca. Basta colocar a salada no frigorifico cerca de 5 minutos antes de servir e colocar o molho.

|

segunda-feira, junho 14, 2004

Há 20 Variações!



Fez ontem 20 anos que passaram sobre a morte deste grande músico. António Variações foi das primeiras figuras públicas que se conhece a morrer com o HIV/SIDA.

|

comments

Olá a todos e todas que costumavam comentar neste Blog. Agradeço-vos a vossa leitura a estes posts sempre parcos em palavras. Como verifiquei que os meus pensamentos até tinham alguns leitores assíduos e muitos deles não podiam deixar o seu comentário e haver assim reciprocidade. Decidi por bem aderir a outro sistema de comentários, o do Haloscan. Agora qualquer pessoa pode deixar o seu livre comentário. Às pessoas que já haviam deixado comments peço desculpa que por esta mudança ter apagado os vossos comentários. Se quiserem são livres de os recolocar. De qualquer forma já linkei a Mrs Mokaccino e o Loopy, duas das pessoas que haviam aqui deixado o seu comentário. A todos e todas os meus agradecimentos e bom apetite.

|

quinta-feira, junho 10, 2004

emoções

Há uma tormenta de emoções que me envolve e envolve o meu coração... Por vezes a nossa vida pode-se tornar num autêntico folhetim, do mais básico que possa existir. Acreditem-me! Sim, já considerei que a minha vida seria um folhetim. Mas gosto da minha vida. Gosto no que se tornou a minha vida. Sinto-me bem! É verdade! Sinto-me mesmo muito bem. Sim, é certo que eu estaria muito melhor se não fosse seropositivo. Sou! E daí?!? Fiz coisas que não deveria ter feito. Mas fiz! Não me arrependo de nada do que quer que tenha feito. Agora?!? Agora só penso no futuro, no meu futuro. São as minhas emoções...

|

quarta-feira, junho 02, 2004

Big Brother is watshing you...



Nádia Almada, é transsexual, é portuguesa e é a sensação do último BB em terras de sua majestade.

|

terça-feira, junho 01, 2004

poison

Tenho veneno dentro de mim. O meu coração bombeia veneno. O que corre nas minhas veias não é sangue, é sangue envenenado. É esta a sensação que tenho quando sem querer me corto ao desfazer a barba de manhã, ou quando corto, por exemplo, cebola. Tenho um bicho dentro de mim. Pensar assim é uma sensação muito desconfortável. Gostava que tudo fosse diferente, muito diferente. Mas sinto-me envenenado...

|