sexta-feira, março 31, 2006

Próxima Paragem - Next Stop

Sempre achei fascinante as vozes altifalante. Principalmente as dos metropolitanos. Desde a famosa: "Mind the gape! Please!" à nossa mais modesta: "Próxima estação: Marquês de Pombal!". Estou mortinho para no próximo mês em Madrid ouvir a não menos famosa: "Próxima estación: Esperanza!". Vou fazer questão de por lá passar só para a ouvir. Lá para meados de Junho irei ouvir a voz altifalante do Metro de Barcelona, nem imagino como seja, já estou nervoso. Quando visitei Berlim não tive oportunidade de ir ouvir esta suposta melodia. Da voz altifalante do Metro de Paris já não há recordações na minha nefasta memória. Depois de inaugurado o primeiro troço da linha de Metro da cidade do Porto, fiquei um pouco ansioso até ouvir a sua voz altifalante. E, confesso, fiquei um pouco admirado e surpreendido pela positiva com a moderna: "Próxima paragem, next stop: Bolhão!". Aqui está a relação com o blog Próxima Paragem do saudoso André. O André é um rapaz do norte, do Porto, aliás, de Vila Nova de Gaia. Só hoje, ao ler o seu post de despedida do blog do passado dia 11 de Março, fiz a relação com o Metro e as vozes altifalante. O André tem uma dessas vozes altifalante. É extremamente difícil encontrar alguém com uma voz assim. No seu caso particular deve-se à sua experiência radiofónica e aos anos de fumador, e principalmente à sua personalidade e uma capaz colocação de voz. Isto são as saudades, que costumo dizer não sentir, a falar. Os Balcãs, mais concretamente, a Macedónia, a actual paragem, está no fim. De regresso ou a Lisboa, ou ao Porto, ou a Berlim, ou numa aventurança pela longínqua Sidney, o André terá sempre uma Próxima Paragem. Quer seja uma paragem geográfica, quer seja uma paragem nos corações d@s amig@s e conhecids@s.

|

A estreia da semana...

Estreou ontem em Portugal o filme de animação A Idade do Gelo 2: Descongelados. À manada composta pelos três amigos: Manny, Sid e Diego, juntam-se mais três personagens muito especias. Mais persença tem o esquilo Scrat e a sua (in)separável bolota. O segundo capítulo das aventuras no gelo é desta feita apenas realizado pelo brasileiro Carlos Saldanha (havia sido co-realizador do primeiro). O filme é muito divertido, muito bom e melhor que o primeiro. Quando um adorável (ou temível) gambá coloca uma sala de cinema esgotada a rir e a bater palmas por ter feito um único gesto, estamos sem dúvida perante um estrondoso sucesso. É já, sem sobra de dúvidas, um dos melhores filmes do ano. Vi ontem à noite a versão original, verei nos próximos dias a versão dobrada em portugês. Conto não me desiludir. Vão ao cinema vê-lo, quer numa versão ou noutra, vejam-no, vale mesmo muito o bilhete pago.

|

quinta-feira, março 30, 2006

Quando o querer é grande...

Já aqui várias vezes falei do poder que as palavras têm e podem ter. Quer surjam de forma escrita ou oral. Quer seja em texto ou conversa de messenger. Quer seja em discurso ou diálogo pessoal. Quem me conhece um pouco que seja, sabe-me terrível, no pior sentido da palavra. Sou-o realmente, com um misto de orgulho, prazer e demência. Quantas e quantas vezes não proferi eu uma qualquer bacorada (ou não) com o simples intuito de magoar? Milhentas! Um rol delas! Sempre ouvi dizer: "Pela boca morre o peixe!". E realmente morre. Quando não se quer ouvir aquilo que não se deseja, não se deve proferir o que não se deve. Há coisas que são do foro íntimo e privado e outras do foro público. Nunca conto tudo a toda a gente, sempre fui assim. Uma certa maneira de ter sempre uma cartada na manga, para a última da hora a jogar. Habitualmente é esta última cartada que aos outros, e algumas vezes a mim, é dolorosa. É aqui que hoje quero chegar quando falo no "poder das palavras". É muito fácil mandar bojardas. Mas o querer e saber mandá-las é que não é nada fácil. As minhas bojardas nunca foram muito pensadas. Dou por elas já quando cá estão fora, cravadas como punhais. É por isso que tantas vezes magoam tanto. Aqui há umas semanas foi uma sobre um dito ananás/abacaxi, ontem à noite foi sobre um dito encontro frotuito/inopinado. É aqui que quando o querer é grande. Querer é poder! Pois, se eu quisesse não ofender, eu não ofendia...

|

segunda-feira, março 27, 2006

fumar VS não fumar

Imagens míticas como esta da Rita Hayworth e os famosos outdoors americanos da Marlboro tendem a desaparecer do nosso imaginário cultural. Os EUA começaram a guerra contra o fumo do tabaco, indo a extremos, como o proibir de fumar em ruas de alguns estados. A Europa começou agora, também, considero eu, com algumas medidas extremas. Na Escócia a partir das 00h de hoje é proíbido fumar em bares e discotecas. A mesma medida será aplicada no futuro a outros Reinos da Grã-Bertanha. Como não fumador, realmente acho aborrecido estarem-me a jogar fumo para cima em bares, discotecas e restaurantes. Contudo, nem são nestes locais que acho mais grave o fumar-se. Na sexta-feira fui ao cinema com o Mr. Figths e o RP e quando entrámos no elevador o senhor que já lá dentro estava, estava de cigarro acesso, escondeu-o de forma tão subtil, tão subtil, que toda a gente reparou no gesto. Foi pior a emenda que o soneto, ninguém se queixou. Contudo, já por várias vezes me queixei quando subo ou desço no elevador no edifício onde trabalho. Naquela noite estava de bom humor. Outra situação que considero ser aborrecida é o fumar-se nos sanitários das casas-de-banho do mesmo edifício. Saio de lá com a roupa a cheirar ao mesmo cheiro da roupa de um fumador inveterado. Mesmo assim eu penso que as empresas deverão criar áreas para fumadores, tal como em restaurantes deverão criar. Bares, discotecas e também restaurantes, deverão avisar à porta se são "exclusivamente" para fumadores (como julgo já acontecer em Espanha), para depois um não fumador que entre no espaço não se queixe, contudo a ventilação deverá ser potente e vigiada com maior afinco. Mas o que é certo, sendo fumador ou não fumador, somos todos pessoas, todos e todas com direitos e deveres. Defendo um conjunto de medidas que permita o bom convivio de qualquer pessoa com outras nesta sociedade democrática...

|

domingo, março 26, 2006

teias de aranha

Este blog foi votado ao abandono. Não, ainda não abandonei o país. (A Isabelinha é que prometeu abandonar Portugal no dia em que Cavaco Silva tomasse posse como Presidente da República.) Na verdade não me tem apetecido postar. Não sei que se passou. Aconteceu-me o mesmo que acontece a um genial escritor, por vezes entra-se em crise criativa. É sim, apenas uma crise criativa, não é nenhuma crise existencial. A minha existência está bem de saúde. Bom, agora é tempo de limpar as teias de aranha que deixei acomular por aqui...

|

quinta-feira, março 16, 2006

futilíssimo

Estou do mais fútil que vocês possam imaginar. Passo a explicar: Na passada segunda-feira comecei a frequentar o Curso de Etiqueta e Protocolo, A Arte de Bem Receber do El Corte Inglés, ministrado pela Dra Paula Bobone. Julgo (e espero) que isto seja o meu limite na futilidade. Não é fácil aguentar 2 horas de paleio vazio e oco da sôtora Bobone às segundas e às quartas. Desde o momento em que me ligaram do El Corte Inglés até ontem à noite pensei em desistir. Mas agora não. Quero continuar até ao fim. Divertir-me. E isto tenho a certeza que vou conseguir.
Vou tentar semanalmente dar-vos conta do que se vai passando no cursinho...

|

segunda-feira, março 13, 2006

"És gay?!?"

O que responder quando nos fazem esta pergunta? Não neguei! Estou cansado! Houve alturas em que neguei. Antes de vir morar para Lisboa neguei à minha tia materna. Não o devia de ter feito, principalmente, porque estava a negar-me a mim próprio. E isto não é nada bom. Aqui há uns tempos largos uma colega de departamento fez-me esta pergunta. Também não neguei. Contudo considero que ninguém tenha nada com isso. Ninguém pergunta: "És hetero?!?". De qualquer maneira hoje em dia "cago" para o assunto. Tenho 27 anos, já sou e estou (supostamente) crescido o suficiente. Assumi há umas semanas atrás esta mesma postura. '"Cago" para', contudo sem "cagar" em cima das pessoas, apesar de parecer. Mas gostei do facto de hoje à hora de almoço uma das colegas que mais gosto me ter feito esta pergunta. O meu outro colega, que nos acompanhava, é que ficou atrapalhado e constrangido. Depois, acabaram de beber o café, conversámos doutras coisas e tudo continuou como até aí.

|

domingo, março 12, 2006

Mutola

A moçambicana Maria de Lurdes Mutola ganhou hoje o seu 7º título e o 4º consecutivo no Campeonato do Mundo de Atletismo em Pista Coberta 2006 em Moscovo. Boa!

|

sábado, março 11, 2006

reconforto

Uma e duas palavras, talvez três. cinco ou seis de certeza absoluta... Aqui ficam as palavras de reconforto a um amigo especial. Beijo grande B.

|

sexta-feira, março 10, 2006

o excluído

Image hosting by Photobucket
Diário de Notícias

|

quinta-feira, março 09, 2006

Image hosting by Photobucket

Se o protocolo não se atrasar, de estar a começar agora mesmo a tomada de posse do novo/actual Presidente da República. Serão mais cinco anos de Sr Silva...

|

quarta-feira, março 08, 2006

Yes!

Image hosting by Photobucket

|

domingo, março 05, 2006

CineAlex

Image hosting by Photobucket

"And the Oscar goes to..." será a frase mais repetida da noite de hoje. Os Oscars em directo na TVI. Eis a minha votação nas categorias que gosto de ver e apreciar:

Melhor Argumento Adaptado:
"Brokeback Mountain" de Larry McMurtry e Diana Ossana - a minha aposta
"Capote" de Dan Futterman
"The Constant Gardener" de Jeffrey Caine
"A History of Violence" de Josh Olson
"Munich" de Tony Kushner and Eric Roth

Melhor Argumento Original:
"Crash" de Paul Haggis e Bobby Moresco
"Good Night, and Good Luck." de George Clooney e Grant Heslov
"Match Point" de Woody Allen - a minha aposta
"The Squid and the Whale" de Noah Baumbach
"Syriana" de Stephen Gaghan

Melhor Filme de Animação:
"O Castelo Andante" de Hayao Miyazaki - a minha aposta
"Tim Burton's Corpse Bride" de Tim Burton e Mike Johnson
"Wallace & Gromit in the Curse of the Were-Rabbit" de Nick Park e Steve Box

Melhor Filme Estrangeiro:
"Don't Tell", Itália
"Joyeux Noël", França - a minha aposta
"Paradise Now", Palestina
"Sophie Scholl - The Final Days", Alemanha
"Tsotsi", África do Sul

Melhor Actriz Secundária:
Amy Adams por "Junebug"
Catherine Keener por "Capote"
Frances McDormand por "North Country"
Rachel Weisz por "The Constant Gardener" - a minha aposta
Michelle Williams por "Brokeback Mountain"

Melhor Actor Secundário:
George Clooney por "Syriana"
Matt Dillon por "Crash"
Paul Giamatti por "Cinderella Man"
Jake Gyllenhaal por "Brokeback Mountain" - a minha aposta
William Hurt por "A History of Violence"

Melhor Actriz Principal:
Judi Dench por "Mrs. Henderson Presents"
Felicity Huffman por "Transamerica" - a minha aposta
Keira Knightley por "Pride & Prejudice"
Charlize Theron por "North Country"
Reese Witherspoon por "Walk the Line"

Melhor Actor Principal:
Philip Seymour Hoffman por "Capote" - a minha aposta
Terrence Howard por "Hustle & Flow"
Heath Ledger por "Brokeback Mountain"
Joaquin Phoenix por "Walk the Line"
David Strathairn por "Good Night, and Good Luck."

Melhor Realizador:
Ang Lee por "Brokeback Mountain" - a minha aposta
Bennett Miller por "Capote"
Paul Haggis por "Crash"
George Clooney por "Good Night, and Good Luck."
Steven Spielberg por "Munich"

Melhor Filme:
"Brokeback Mountain"
"Capote"
"Crash"
"Good Night, and Good Luck."
"Munich" - a minha aposta

|

sábado, março 04, 2006

CineAlex

Image hosting by Photobucket

É já amanhã durante a madrugada portuguesa que serão anunciados os vencedores aos Oscar2005. Este ano sob o lema dos anos dourados da meca do cinema. A partir do Kodak Theater de Los Angeles, a terra se todos os sonhos. Vejam a lista de todos os nomeados aqui. Amanhã apresentarei as minhas apostas.

|

sexta-feira, março 03, 2006

Mentiroso!

Image hosting by Photobucket
E Alguém tinha dúvida?!?

|

Atchim!

Tenho uma ave morta no meu congelador! Terá Gripe? Estará constipada? Dar-lhe-ei uns Ben-U-Ron's? Deverei avisar as autoridades? Farei da sua carne um arroz de cabidela ou frango de fricasé? Atchim!

Image hosting by Photobucket

|

quinta-feira, março 02, 2006

hum

Image hosting by Photobucket
Ananás ou Abacaxi?!?
Ananás - s. m., ananás, do Tupi-Guar. Naná, s. m., Bot., planta da família das bromeliáceas; o fruto dessa planta. (foto de cima)
Abacaxi - s. m.; s. 2 gén.; adj. 2 gén.; abacaxi, do Tupi ibá, fruto + cati, cheirar bem ou mal; s. m., Bot., espécie de ananás do Brasil, produzido pela planta com o mesmo nome da família das bromeliáceas; s. 2 gén., Brasil, indígena da tribo dos Abacaxis que habitavam nas margens do rio com o mesmo nome; adj. 2 gén., relativo a esta tribo. (foto de baixo)

Image hosting by Photobucket

|