A SEMANA
A Teoria da Semana:
Os homossexuais masculinos têm gatos. As homossexuais femininas têm gatas. As bichas têm gatas e as sapatas têm gatos.
Agressão da Semana:
"Quero é que as pessoas se fodam e não me fodam a mim!"
Acontecimento da Semana:
Ida ao Teatro da Cornocópia a 28/09/2005, ver a peça do Fassbinder, SANGUE NO PESCOÇO DO GATO. Ida ao Teatro da Comuna a 01/10/2005, ver a peça GAY SOLO.
Filosofia da Semana:
"Tenho que pensar nas minhas ideias senão elas comem-me." de Fassbinder in SANGUE DOS PESCOÇO DO GATO.
A Mentira da Semana:
"Não há coincidências!"
A Verdade da Semana:
As coincidências existem onde menos se espera...
|
Bolas!
Afinal a Isabelinha tinha toda a razão! Os rebuçados Flocos de Neve em España têm o nome de Bolas de Neve. Os rebuçadinhos que a Isabelinha come vêm directamente do país vizinho... Fica o reparo.
|
ELA ODEIA-ME
Sim, ELA ODEIA-ME! Sim, vou falar-vos do filme. Mas o que aqui está em causa é muito mais que uma genial comédia de Spike Lee. O argumento é simples: «"Jack" Armstrong é um executivo que é despedido quando denuncia às autoridades negócios duvidosos da empresa onde trabalha. Desempregado, precisa rapidamente de encontrar uma forma de ganhar dinheiro. É então que a ex-namorada, agora lésbica, Fatima, uma mulher de negócios, lhe faz uma proposta tentadora: ser o progenitor dos filhos dela e de Alex, a sua namorada. Jack deixa-se tentar pela possibilidade de ganhar dinheiro fácil e, de repente, o boca-a-boca torna-o no "pai" de serviço, a 10 mil dólares a peça, dos casais de lésbicas. Mas, entre as tentativas dos patrões para o tramarem por fraude e as suas novas actividades paternais, a vida de Jack torna-se muito complicada.». Do que quero falar não consta neste simples script. Os negócios ilicitos da empresa em questão têm que ver com os testes falsiados de uma vacina do VIH/SIDA. Spike Lee aborda um assunto seríssimo e gravíssimo com leveza de mestre. Há muitas farpas lançadas a muito boa gente. Algumas até a mim me feriram. Saí do King com os bicharocos todos cá fora. Sinceramente gostei da forma de abordagem deste assunto que me diz muitíssimo respeito. Pode ser que com este tipo de farpas certas farmaceuticas, laboratórios, governos e governantes abram um poucochinho os olhos... O VIH/SIDA ODEIA-ME!
|
MentePolítica: Autárquicas2005
Começou oficialmente à meia-noite de hoje a Campanha Eleitoral para as Autárquicas2005. A 09 de Outubro iremos escolher os representantes para as Assembleias de Junta de Freguesia, Assembleias Municipais e Presidentes de Câmara. Este sistema de eleições é semelhante ao sistema de eleições para a Assembleia da República, vota-se para listas. No caso da Junta de Freguesia e da Assembleia Municipal, os respectivos presidentes são os cabeças de lista do partido vencedor. Os 3 votos são em separado, o Presidente de Junta, o Presidente de Câmara e o Presidente de Assembleia Municipal, podem ser de partidos diferentes. Os partidos vencidos ficam com os lugares de vereadores e integram na mesma a equipa camarária.
Desde há algum tempo que na cidade de Lisboa não se candidatavam as 5 principais forças políticas em separado. Temos assim Sá Fernandes pelo BE, Ruben de Carvalho pela coligação CDU (PC+Verdes), Manuel Maria Carrilho pelo PS, Carmona Rodrigues pelo PPD-PSD e Maria José Nogueira Pinto pelo CDS-PP. Rubens de Carvalho e Carmona começaram a campanha com os profissionais do Táxi, uma autêntica caça ao voto. Esta caça é mais gritante no caso de Carmona, devido ao "acordo" que deverá existir. Depois do arrufo com Carmona, Carrilho cada vez que sai à rua sai acompanhado pela sua Bárbara Guimarães. Terá medo de em vez de não apertar as mãos a alguém, alguém lhe aperte o pescoço? Mª José Nogueira Pinto (já repararam que esta senhora tem o nome político mais longo da história da política em Portugal?!?) nos seus cartazes parece a professora primária que quer colocar na ordem através de reguadas os alunos que se andam a portar mal... O Sr. Dr. Advogado Sá Fernandes quis armar-se em Robin dos Bosques dos tempos modernos. Contra o betão, marchar, marchar. Sá Fernandes irá retirar aos ricos para dar aos pobres. Não ganhará, mas espero que o seu projecto para o Metro seja bem visto. Ruben de Carvalho e Mª José Nogueira Pinto também não têm hipóteses de eleição. O confronto será entre Carmona e Carrilho. Alguém tem dúvidas em quem irá ganhar?!? Eu não. Eu que faço parte da lista da CDU, candidata para a minha Junta de Freguesia no meu Alentejo, vou votar Carmona. Voto pela pessoa, por alguns projectos. Não concordo com alguns, concordo com a maior parte. Os outros candidatos não me dizem absolutamente nada, alguns até me são desprezíveis.
Com a Câmara de Lisboa e Porto entregues novamente ao PSD, pode-se dizer que o PS irá perder estas eleições. Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Sintra, Gondomar e mais umas tantas são os bastiões laranjas. A CDU mantém Almada, Setúbal e Grândola, perdendo mais algumas, nomeadamente no Alentejo. E o Alentejo já não é tão vermelho ou rosa como antigamente. Por todo o país o mapa colorido irá estar mais distribuido que nunca...
|
regresso
Estou de regresso das minhas imensas férias pelo Alentejo. Pronto para mais uma temporada difícil e ansioso pelas férias de Dezembro. Beijos a tod@s!
|
No Pinhal
Vamos já embora do Pinhal. O Piere teve que regressar no domingo, hoje foi dia de trabalho. Viu-se que estava mais leve. Deve ter deixado algum peso que carregava aqui pelos pinheiros. E teve um bom regresso a casa. A Isabelinha anda que nem pode. Tem-se revelado. Até banhos de sol tem tomado. Uma autêntica sereia no quintal da casa do Wolf. Só lhe faltava as escamas... E tem-se portado tão bem na cozinha. Sinto-me um lord. O Wolf atarefadíssimo como sempre, mas a dar-nos a devida atenção. Amanhã já vamos regressar para a nossa Lisboa. Ver como andam as modas, depois de manifestações e com o Festival já quase no fim. A vida é tão boa aqui no Pinhal.
|
No Pinhal
Foi muito interessante mesmo sair praticamente da noite de inauguração do 9º Festival de Cinema Gay & Lésbico de Lisboa e vir logo para o Pinhal. Peguei na Isabelinha e no Piere e arrastei-os até uma das maravilhas do nosso Portugal. O Pinhal está na mesma. É certo que a evolução também chega aqui, mas é incorporada de outra forma. A Isabelinha tem adorado, está uma pinhaleira convertidíssima. O Piere tem estado a gostar muito, muito, muito. O Wolf lá tem andado com os seus afazeres diários. Hoje almoçámos eram 16h!!! Tem sido tão prazenteiro... O que se quer é mais dias destes no Pinhal.
|
A estreia da semana...
Estreia-se hoje o 9º Festival de Cinema Gay & Lésbico de Lisboa... Ao contrário do ano passado, eu, este ano não fui à apresentação do festival. Vou mais logo ver o filme espanhol 20 Centímetros, mas faço questão de não assistir à inauguração...
9º Festival de Cinema Gay & Lésbico de LisboaTítulo original: 9º Festival de Cinema Gay & Lésbico de Lisboa
De: Associação Cultural Janela Indiscreta
Com: Muito e bom cinema.
Género: Drama, Ficção Científica, Thriler, Romance.
Classificação: Todas as idades recomendadas.
Origem: Portugal organiza e mostra filmes de muitos outros países.
Duração: De 15 a 21 de Setembro
argumento:
Este festival abre as suas portas hoje mais uma vez, é de louvar. Com poucos ou quasi nenhuns apoios esta já é a nona edição. Este ano a grande novidade é a atribuição de um prémio numa competição, a fazer jus ao nome que possui. Até aqui e nestes 9 anos este festival era apenas uma mostra de cinema e não um festival digno desse nome. Até parece que foi necessário haver cada vez menos apoios para que os organizadores tentassem tudo por tudo para que este evento tivesse uma maior e mais eficaz projecção nacional e internacional. Estão a consegui-lo, parabéns. De hoje e até ao próximo dia 21 muito e bom cinema de temática gay & lésbica irá concentrar-se no cinema Quarteto em Lisboa.
Interessante é verificar que estreia também hoje a Mostra de Cinema da América Latina. Integrado nas festas da cidade de Lisboa esta mostra é realizada ao mesmo tempo! Porquê?!? Interessante! Muito interessante!
|
Meu Alentejo Meu
A Casa do Alentejo em Lisboa ontem foi palco da manifestação dos militares que não se pôde realizar na rua... Eu nunca fui muito politiqueiro. Gosto de discutir política, tenho as minhas ideias comunistas, como bom alentejano. Há 4 anos atrás fiz parte da lista que 4 anos antes havia vencido as eleições para a Junta de Freguesia aqui da vila, ganhámos. Quatro anos depois faço parte da mesma lista, somente por ser a mesma pessoa que a encabeça. Nas outras autárquicas não precisei de fazer campanha, pois toda a gente sabia que fazia parte da lista. Este ano andei a dizer a algumas pessoas que fazia parte da dita lista. Uma amiga perguntou-me o que eu ganhava com a política. Nada! Nunca ganhei nada com a política e orgulho-me muito disso. Chamou-me estúpido por hoje em dia nada ganhar com a politiquice. Em Portugal parece que o interesse político é revertido em tachos, panelas, frigideiras e sacos azuis e rosa e laranja e amarelo e vermelho e preto... Um dos valores que retenho do Meu Alentejo Meu é fazer sem nunca olhar a quem.
|
Meu Alentejo Meu
Ontem passei o dia todo com os meus padrinhos de baptismo e o resto da família. (Sim, é verdade, eu sou baptizado.) Família essa que de certa forma também da qual faço parte. Se vivesse nos EUA venderia o argumento a um qualquer canal por cabo e a sitcom seria um sucesso em todo o mundo. A história de um rapaz homossexual que vai viver com os padrinhos de baptismo mais as suas duas filhas para um meio rural, mas com impetos de desenvolvimento disfarçado. Uma madrinha refilona e stressada, mas um amor de pessoa. Um padrinho antiquado e apanhado pelo futebol. Uma prima dois anos mais nova que sempre teve uma pontinha de inveja, cujas histórias amorosas são romances allendianos. E a outra prima também mais nova, mais bonita e muito mais despachada que a irmã. Os dias seriam sempre de conflito, discussão e zaragata entre os 5. Mas iria sempre prevalecer uma união quase inexplicável nesta peculiar família, que na verdade é tão igual a tantas outras... É isto que hoje em dia lá de longe, de Lisboa, vejo no Meu Alentejo Meu.
|
Meu Alentejo Meu
Iniciei no sábado a minha terceira temporada de férias deste ano. Vim logo nesse mesmo dia para o meu bocadinho do Alentejo. Desta vez obriguei-me mesmo a vir visitar a minha avó materna no início das férias. A minha avó está bem, lá me esteve a fazer o seu rol de queixas, desde as doenças às vizinhas. Está toda contente e animada com a minha visita. Só tem pena que eu esteja cá apenas até quinta-feira. Mais animada e contente ficou com a história da "minha" casa. Quando aqui cheguei soube que estava a decorrer o suposto casamento do ano daqui da zona. À noite depois de ter estado com uma amiga minha que estava no casamento para colocarmos a conversa em dia, aproveitei a desculpa dela ter que voltar para me infiltrar. Assim que coloquei os meus pés no Copo d' Água vesti as minhas capas de Sem Vergonha, de Hipócrita e de Cínico. Cumprimentei, falei e conversei com toda a gente que conhecia. Até falei às pessoas cuja minha presença incomoda e não me gramam de maneira nenhuma, e que se me vissem na rua não me falariam. No outro dia acordei um nadinha enjoado e não foi do que bebi e do que comi... Aparte (à parte) isto até me estou a sentir bastante bem por aqui. Estou a conseguir descansar e a divertir-me o suficiente. O que é verdade é que este Meu Alentejo Meu está sempre a dar-me lições de vida.
|
Comentários...
Oh Peraltinha! Hoje está muito irritado!!!
Os milhões (100) que foram gostos com esta fantástica aventura, foram gastos pela entidade promotora. Ora a entidade promotora é a Sonae que em 1997 comprou a falida Torralta. Desde então que a Sonae anda a tentar deitar a baixo os dois mamarrachos que feriam a vista ao olhar-se para o horizonte troiano.
O ser a 8 de Setembro é meramente formal. Nós portugueses não damos o mesmo significado a Setembro que os americanos. Pela oredem de ideias que apresentas também não se podia fazer implusões em Março. E se formos verificar bem não se podia impludir ou construir ou fazer o que quer que seja em construção ou noutras áreas devido a acidentes ou desastres ou outras coisas.
Sê razoável Peraltinha!
Chef Alexandre Homepage 09.08.05 - 5:36 pm #
--------------------------------------------------------------------------------
Eu sou razoável, e o 11 de Setembro, bem como o 11 de Março ou o 7 de Julho são datas importantes ( ou não ), para cada um, tendo em conta a importância que cada um lhes dá. Para mim, qualquer uma das três é de extrema importância e datas com as quais me preocupo, e nas quais faço SEMPRE o meu devido silêncio de respeito, pareça ridículo ou não ao olhar dos demais.
Também faço 5 minutos de reflexão todos os 27 de Janeiro, data da libertação de Auschwitz, e porque não fazê-lo ? É uma data extremamente significativa não só na História da Polónia, como na da Europa, na qual eu nasci e vivo, e a qual defendo com unhas e dentes.
O 11 de Setembro foi por mim testemunhado em directo... Vi o impacto do segundo avião no momento em que acontecia, coisa que muitas outras pessoas só viram depois nos noticiários à noite, ou por imagens em jornais.
Peralta Homepage 09.08.05 - 5:40 pm #
--------------------------------------------------------------------------------
É uma data que me marcou, que me levou a refletir bastante no sentido de muitas coisas em que pensava, e que marcou definitivamente o meu modo de ser, estar e pensar. Mesmo sendo no outro lado do Oceano, o mesmo que divide em muito a nossa forma de pensar, Europeia, da dos outros, Americana, esta não deixa de ser uma data que me preocupa, perturba e afecta. Qualquer que seja, a meu ver, a sua "violação", é digna de uma séria crítica pela minha parte.
A minha irritação deve-se a esta falta de sensibilidade ! E mostrá-la-ei sempre que achar conveniente. Se isto é perder a razoabilidade ( isto existe ?! ) então, paciência...
Peralta Homepage 09.08.05 - 5:43 pm #
--------------------------------------------------------------------------------
Oh Peraltinha! Porque não fazes um momento de reflexão todos os dias?!? Todos os dias há efemérides a que fazer momentos de reflexão! Sabes disso perfeitamente. Tal como tu, também há no calendário muitos dias nos quais poderia fazer reflexão. A minha questão aqui é a importância que se dá às datas e não tanto o seu significado. Sim, o 11 de Setembro, o 11 de Março, o 7 de Julho, são importantes. Vives bem com isso? Como vives com isso? Eu olho para o passado e vejo-o como tal, PASSADO. O presente e o futuro é que interessam. O passado é para se aprender com as coisas boas e más...
Chef Alexandre Homepage 09.08.05 - 5:48 pm #
--------------------------------------------------------------------------------
Ah!
Também vi em directo o segundo avião a chocar com a segunda torre. Tmbém vi em directo pessoas a atirarem-se das janelas. Também vi em directo as duas torres a cairem. Vi.
Não foi por causa das torres gémeas que foi alterado o nome do filme "O Sr. dos Anéis - As duas Torres" como houve um movimento nos EUA para tal.
Há que ser razoável...
Chef Alexandre Homepage 09.08.05 - 5:52 pm #
--------------------------------------------------------------------------------
Para quê então preocuparmo-nos com o que quer que seja ? Porque não simplesmente pensar em passado quando sabemos que morrem pessoas em África ? Ou não indo tão longe... Porquê pensar que morrem pessoas ao nosso lado seja de que motivo fôr ? Desde pobreza, a fome... a um assalto.. seja lá o que fôr ? Porquê pensar neles... e chorá-los ? Se já morreram... é PASSADO ! Devemos encarar a morte deles como isso... Passado... Estão mortos...
É assim que devemos encarar as coisas ? As tragédias... as desgraças... as alegrias ou tristezas ? Desculpa mas não ! Prefiro encarar aquilo que se passa à minha volta com os meus olhos, e com o meu sentir... Independentemente de ser ou não bem visto aos olhos dos outros, que são isso mesmo, o olhar dos OUTROS !
Peralta Homepage 09.08.05 - 5:52 pm #
--------------------------------------------------------------------------------
E quanto à alteração do nome do filme... Exageremos todos temos... Também há quem diga que não houve campos de concentração, e não é por isso que escolhemos ( ESCOLHO ) dar credibilidade a pessoas que o afirmam !
Peralta Homepage 09.08.05 - 5:53 pm #
--------------------------------------------------------------------------------
Peraltinha...
A cada 5 segundos morre uma criança no mundo, à fome, à sede, assassinada, etc. Até aqui ao lado há desgraças. Porque não te rescolhes ainda mais na tua concha em reflexão? Porque não te levantas da frente do teu PC e fazes algo nesse sentido?
Em relação a datas, efemérides... "Vives bem com isso? Como vives com isso?" Ainda não respondeste a estas minhas perguntas... É aqui que está a questão.
Chef Alexandre Homepage 09.09.05 - 2:04 pm #
--------------------------------------------------------------------------------
Quem te disse que não me levanto do pc ? Se calhar faço bem mais do que tu !!! Já pensaste nisso ? Atacar as pessoas só porque comentaram que a data de dois mamarrachos que de facto estavam mal numa paisagem, foram demolidos numa data ideótica, é que de facto não dá com nada !
Peralta Homepage 09.09.05 - 2:09 pm #
--------------------------------------------------------------------------------
Estava simplesmente a tentar picar-te!
Sim, confesso. Nada faço para mudar o Mundo! Nunca fiz. Já quis. Mas não o faço. Para quê maçar-me? Estou tão mais cómodo na minha concha...
Beijo meu querido.
Chef Alexandre Homepage 09.09.05 - 5:15 pm #
--------------------------------------------------------------------------------
O mal é esse... a concha... é sempre confortável... SEMPRE !!! por isso queixamo-nos sucessivamente e nada se faz ! simplesmente critica-se PONTO !
Peralta Homepage 09.09.05 - 6:01 pm #
--------------------------------------------------------------------------------
Mas eu não critiquei!!! Simplesmente não vejo onde está o problema da data. A sério, não vejo. E não me conseguiste esclarecer...
Chef Alexandre Homepage 09.09.05 - 7:07 pm #
--------------------------------------------------------------------------------
Termino isto com uma citação da Rute Remédios ( Herman José ):
" Opiniões são como as vaginas... Quem a tem, dá-a quando quer "
C'est tout !
Peralta Homepage 09.09.05 - 7:09 pm #
|
No Comment
«À hora marcada, 16:00, as duas torres do projecto Torralta, em Tróia, foram implodidas com sucesso. A implosão das torres Verde Mar e T04 representa o fim de um projecto turístico planeado nos anos 70 mas que se revelou um fracasso. (16:13 / 08 de Setembro 05)» in TSF.
O Cavalo de Tróia da Tróia portuguesa que povoou a minha inocente infância desapareceu finalmente. Os meus anos 80 foram belos anos que vivi em Setúbal, em Tróia e na Arrábida. Fui feliz...
|
Falemos de... Amigos/as
Hoje tive terapia, como habitualmente, de duas em duas semanas, salvo excepções como férias. E resolvi falar mais uma vez e mais um pouco de amigos. Como tive em mãos um problema delicado de conflito com um amigo, desabafei. É extremamente difícil falar dos meus amigos. São tão bons. A Isabelinha, o Rom, o Pedro, o Pierre, o Peter, a KáKá, o Sam, o Dani, o Rodras, o Wolf, o Philipe. Estes são os que povoam a minha vida no dia-a-dia, pessoalmente, telefonicamente, mail, MSN e cartas. Tenho mais alguns que também prezo muito e dos quais não abdico. Hoje voltei a falar do trio Isabelinha/Rom/Pedro, introduzindo o Peter e o Pierre. Tal como já me havia acontecido com o meu papi, que não consegui descrever a relação que temos, quando a terapeuta mo pediu para o fazer. Também desta vez me foi difícil exprimir-me. Atabalho-ei-me imenso, até chegou a acontecer dizer uma porção de coisas sobre eles e ela e a psicóloga dizer o mesmo em menos palavras e mais claramente... De qualquer forma, beijos grandes daqui aos meus bons e grandes amigos/as.
|
Sopa de Letras
Ando muito, nos últimos dias, amaliano. Só ouço Amália Rodrigues, os seus fados, na sua voz. É certo que intrecalo com outras voz femininas, também poderosas e carismáticas, mas não do mesmo nível. Decidi colocar aqui a letra de um dos fados de Amália, depois de alguma pesquisa, decidi colocar aqui um poema seu. Transcrevo o poema "Grito!", um dos melhores poemas portugueses de uma não poeta. Onde tudo faz sentido e é de uma dor profundamente inimaginável.
Grito
Silêncio!
Do silêncio faço um grito
O corpo todo me dói
Deixai-me chorar um pouco.
De sombra a sombra
Há um Céu...tão recolhido...
De sombra a sombra
Já lhe perdi o sentido.
Ao céu!
Aqui me falta a luz
Aqui me falta uma estrela
Chora-se mais
Quando se vive atrás dela.
E eu,
A quem o sol esqueceu
Sou a que o mundo perdeu
Só choro agora
Que quem morre já não chora.
Solidão!
Que nem mesmo essa é inteira...
Há sempre uma companheira
Uma profunda amargura.
Ai, solidão
Quem fora escorpião
Ai! solidão
E se mordera a cabeça!
Adeus
Já fui para além da vida
Do que já fui tenho sede
Sou sombra triste
Encostada a uma parede.
Adeus,
Vida que tanto duras
Vem morte que tanto tardas
Ai, como dói
A solidão quase loucura.
letra: Amália Rodrigues; música: Carlos Gonçalves
performance: Amália Rodrigues.
|
apetites
Não me apetece escrever... estou de birra!!!
|
Perdido
Sinto-me um pouco perdido. Há pouco quando falava de amores e desamores com um bom amigo cheguei a essa conclusão. Cheguei à conclusão que estou perdido. No campo amoroso/afectivo estou completamente perdido. Completamente. Perdido.
|