segunda-feira, outubro 31, 2005

Sopa de Letras

Já há algum tempo que não ouvia certos standards do jazz. Ao ouvir algumas músicas. Apeteceu-me ouvir uma especificamente, Cry Me A River. Música absolutamente maravilhosa de uma simplicidade fenomenal. Triste, mas muito forte e poderosa. A Letra já a seguir...

Cry Me A River

Now you say you're lonely
You cry the whole night through
Well you can Cry Me A River,
Cry Me A River
I'll cried a river over you

Now you say you're sorry
For being so untrue
Well you can Cry Me A River,
Cry Me A River
I cried a river over you

Now you say you're sorry
For being so untrue
Well you can Cry Me A River,
Cry Me A River
I cried a river over you

You drove me, baby, drove me out of my pain
Why, you never shed a tear
Remember all, remember all that you said
Told me love was to come in, you was, you was...

Now you say you love me
Well, just to prove you do
Come on and Cry Me A River,
Cry Me A River
I cried a river over you
I cried a river over you

composição: Arthur Hamilton
performance: Ella Fitzgerald; Diana Krall; Lisa Ekdhal; Shirley Bassey.

|

sexta-feira, outubro 28, 2005

14 anos dps

Há 14 anos tinha 12 anos, era segunda-feira. Nesse dia o mundo como o conhecia desapareceu. Desapareceu em segundos. Foi um choque tão grande que ainda hoje sofro consequências. Deixei de ter mãe. A mami havia desaparecido! Onde?!? Como?!? Porquê?!? Toda uma família se desfez literalmente. Os dias imediatamente a seguir foram os mais difíceis. Os anos imediatamente a seguir foram os mais marcantes. 14 anos depois tudo seria diferente, tudo mesmo...

|

quinta-feira, outubro 27, 2005

Sopas & Cia

E porque sopa faz muito bem à saúde começo aqui agora hoje uma rubrica dedicado a este alimento...

Caldo Verde

Ingredientes:
500 g de batata
2 litros de água
1 chouriço
1 molho de couve
azeite
sal

Preparação:
Colocar a água numa panela e levar ao fogo. Quando ferver, juntas as batatas e deixar cozinhar durante 25 minutos. Assim que as batatas estiverem cozidas, passa-se a varinha mágica. Juntar o molho de couve cortado bem fininho. Convém deixar a couve de molho em água quente para "desinfecção". Deixar cozinhar em lume brando durante cerca 30 minutos. A meio desta cozedura colocar o chouriço às rodelas e azeite a gosto. No final da cozedura redefenir o sal. Servir bem quente e em tigelas de barro.

Bom Apetite!

|

terça-feira, outubro 25, 2005

do 3º p/ o 4º

Hoje o meu departamento mudou-se! Lá fomos nós de dossiês, papeis e papelinhos, telefones, fax, impressora, e tudo o mais que vocês possam imaginar. No imenso edifício de escritórios onde a empresa para a qual trabalho tem mais várias salas alugadas. Tanto no piso 3 como no piso 4. Sendo assim mudámos do 3º piso para o 4º piso. Desde há 5 anos que a empresa está neste edifício. Desde há 5 anos que o departamento estava na sala onde estava. Uma sala à parte dos outros departamentos. Isolados, apenas com as nossas confusões habituais. Esta mudança tem muitos prós, mas também alguns contras. Pessoalmente não sou a favor desta mudança. Sempre fui a favor de mudanças. Quer mudanças boas, quer menos boas. São sempre bem vindas e muito enriquecedoras. Esta mudança também será enriquecedora. Já comecei a travar conhecimento com colegas com os quais não trabalhava directamente. Mas não posso concordar para já com a mudança. E tenho dito!

|

segunda-feira, outubro 24, 2005

2 anos dps

Há 2 anos atrás já trabalhava na empresa onde estou. Há 2 anos atrás estava noutro departamento da empresa. Há 2 anos atrás vivia num quarto alugado. Há 2 anos atrás, segunda-feira, entrei no gabinete da psicóloga do CAD da Lapa. Há 2 anos atrás foi-me dito que sou seropositivo. Há 2 anos atrás estava calmo, uma calmia disfarçada, entrei em stress sem me apreceber. Há 2 anos atrás fui ao cinema ver uma comédia romântica qualquer. Há 2 anos atrás a minha vida mudou sem saber bem no quê. Há 2 anos atrás...

|

domingo, outubro 23, 2005

No Comment

Image hosted by Photobucket.com

Gosto muito! Adoro mesmo Castanhas Assadas. Assadas na rua. Comidas quando se deambula sem norte pela cidade. Gosto do cheiro que impregna as ruas e a roupa. Gosto de ficar com as mãos mascarradas das castanhas e das páginas amarelas. É das poucas coisas que gosto deste Outubro outoniço...

|

sexta-feira, outubro 21, 2005

MentePolítica: Cavaco, Presidencias2006

Lisboa, Centro Cultural de Belém, 20:10h, Cavaco Silva em cima de um púlpito, 10 bandeiras de Portugal por trás, num fundo azul, gravata vermelha, num nó impecável, fato cinza, leve. O discurso de Cavaco foi de génio. Durou apenas cerca de 9 minutos. Disse o que tinha a dizer na conjectura política actual. Agora sim começou a campanha política para as Presidencias2006. São 5 homens. Deles, 4, são de esquerda. Uma suposta esquerda desmembrada e orfã. Apenas um aparece agora do lado de uma suposta direita uniformizada e embriagada pelos resultados eleitorais nas Autárquicas2005. Cavaco ao afirmar que havia suspenso a sua "actividade" no PPD/PSD ganhou eleitorado. Faltam ainda muitos meses. Falta ainda Cavaco apresentar o plano da sua campanha. Faltou a Soares algum decoro nos seus não-comentários. Esperemos. Esperemos por Janeiro. Ainda muita água irá correr.

|

quinta-feira, outubro 20, 2005

My Microcosms

Fez hoje exactamente uma semana que depois de saber a notícia que soube apenas me concentro no mundo do meu umbigo. Ando um nadinha mais ainda irritado e passível de irritação. Mas num modo geral ando bem. Contudo ando é mais preocupado comigo mesmo e com o meu bem estar. Desde quinta que ando a cuidar da saúde. No espaço de uma semana estive no Hospital Santa Maria 4 vezes. Portanto hoje, como habitualmente, só vou falar de mim.
É verdade que algumas das vezes que fui ao Sta Maria foi muito agradável ir. Vi e fiz olhinhos a certo administrativo. Que cada vez que me vê me lança uns olhares muito comprometedores. Trata-me sempre com a gentileza necessária. Eu, claro, derreto-me todo. Mas mantenho sempre a postura sóbria e utente/administrativo.
No meio de tanta ida ao Hospital o que retive foi o seguinte:
- perdi 4kg em 4 meses;
- não me preocupar com o cálculo renal;
- tenho que evitar comer: ervilhas e chocolate;
- reforçar as tomas nos lacticínios e derivados;
- a minha carga viral aumentou de cerca de 40 e tal mil para 400 e tal mil.
Descobri hoje que os meus vizinhos têm um restaurante ao final da rua onde moramos. E finalmente hoje conheci o meu vizinho. Agora já seu quem é o casal que mora por baixo de mim. Tanto a minha vizinha como o marido são muito simpáticos.E têm dois gatos siameses lindíssimos. Adoro os meus vizinhos. Acho que lhes vou pedir trabalho lá na Tasca.
Outra coisa a reter de hoje: adoro ir à porta do prédio ou à mercearia de pijama vestido...

|

terça-feira, outubro 18, 2005

Na Rede.

Image hosted by Photobucket.com
Aderi hoje ao Fórum da Rede Ex Aequo. Vamos lá a ver se terei uma boa participação e se será activa. Agora ainda estou a explorar os recantos do site. Estou contente.

|

segunda-feira, outubro 17, 2005

O dia seguinte...

Ontem, domingo, foi um dia péssimo. E porquê?!? Devido à festa de aniversário do ano. O Rodras fez durante a semana a idade dramática, 30 anos, e resolveu comemorar o feito com uma super-festa no sábado. Mais de 30 pessoas estiveram reunidas em sua casa para o homenagear. Com mais bebes que comes, todos se divertiram, todos daçaram. Os encontros bilaterais foram muito proveitosos. Eu, no meu caso, fiquei ainda mais alarmado com o assunto que de momento me preocupa. Mas soube bem essa conversa especifica. Da festa há reter ainda os cumprimentos. Ou seja, cumprimentar ou não cumprimentar?!? Quando se chega a um sítio o que manda a boa educação fazer é cumprimentar todos os presentes, independentemente de se conhecer ou não. Eu não o fiz. A única pessoa que o fez concordou que para além de ser boa educação, não o fazer é uma falta de respeito para com o anfitrião.
De volta ao dia seguinte... A ressaca de domingo foi relamente muito má. A cabeça pesava bastante e doía ainda mais. Lá consegui arrastar-me até à Linha d' Água para ir beber uma Água das Pedras com o Sam e um amigo deste. Depois de uma longa e agradável conversa fui facilmente convencido a ir a casa do Sam lanchar. O pão alentejano era do dia, e com queijo Palhais e com chouriço da zona tudo sabia ainda melhor. Só saí de lá depois das Dona de Casa Desesperadas e depois de ter estado esparramado no sofá da sala. O regresso a Lisboa foi sem pagar o transporte (no comments). Apesar de a dor de cabeça ter-se mantido acabei o dia (aliás a noite) no cinema a ver uma bosta de filme: Sky High - Escola de Hróis.

|

sexta-feira, outubro 14, 2005

No Comment

Image hosted by Photobucket.com

Depois de alguma polémica à volta do título do livro, será colocado à venda o 6º livro das aventuras e desventuras do pequeno feiticeiro, Harry Potter, com o título "Harry Potter e o Príncipe Misterioso". Daqui a 4 horas (00h, 15/10) apenas as Ruínas do Convento do Carmo acolherão uma festa para honrar os fãs de tenra idade. Na verdade estou ansioso por ter o livro. Sou apaixonado pela saga, tenho todos os livros, apenas em português, mas tenho-os. O curioso é que apenas leio os livros pouco tempo antes de os filmes saírem em cartaz. Portanto tenho lá em casa o 5º volume por ler, à espera...

|

quinta-feira, outubro 13, 2005

diálogos

Lumiar, Lisboa, 13/10, 01:15h. Uma das prostitutas da esquina da Junta de Freguesia abordou-me da seguinte forma:
- Oh oh menino! Oh senhor! Oh menino! Tem um cigarrinho?!? Oh menino! Oh senhor! - Pausa de admiração. Como não obtém resposta ataca: - Oh mariconço não falas?!?
Eu apenas sorri...

|

quarta-feira, outubro 12, 2005

As Receitas da Miranda

Começo aqui hoje uma nova rubrica de culinária. Despois de Os Meus Pratos, Pratos Pedidos, Saladas em tempos de calor... e Pronto a Comer, é a vez de As Receitas da Miranda. Esta rubrica decalca as receitas que considero interessantes e são colocadas on-line no blog A Mercearia pela Miranda. Receitas com ou sem reparos, sempre saborosas...

Fusilli com Espinafres

Ingredientes para 2 pessoas:
1 pacote de fussilli tricolor
1 molho de espinafres frescos
queijo mozarella ralado
2 dentes de alho
pinhões
óregãos
azeite
sal

Preparação:
Cozinhar o fusilli (em cerca de 15 minutos a massa fica al dente, utilizar um pouco mais que a metade do pacote). Saltear os espinafres já lavados e arranjados, em azeite, alho picado e sal, durante apenas 2 a 3 minutos. Juntar o fusilli acabado de cozer e os pinhões. Saltear tudo em apenas 1 minuto. Servir numa taça juntando queijo mozarella ralado.
Beijos Miranda e Bom Apetite!

|

No Comment

Image hosted by Photobucket.com

O Museu Raphael Bordallo Pinheiro (re)abriu as suas portas no passado dia 05 de Outubro. Irá encontrar-se aberto gratuitamente até ao próximo dia 15 de Outubro, sábado. A suposta obra mais emblemática é a primeira representação que popularizou o cartoonista e ceramista: Zé Povinho. O Museu vale bastante a pena visitar, não só por toda a obra gráfica do artista, como também pela obra em cerâmica. Bordallo Pinheiro era um génio e um visionário para o seu tempo. Se fosse vivo teria muitos temas por onde trabalhar... Não esquecer de ver as obras da Galeria de Exposição Temporária e dar um salto à loja.

|

sexta-feira, outubro 07, 2005

Palavras para que te quero?!?

O propósito deste post é o tentar ser uma teorização sobre a forma como as pessoas falam e /ou escrevem. Basicamente é uma teorização sobre as palavras, estas que lêem por exemplo. Sempre se ouviu dizer que a língua portuguesa é muito traiçoeira. Começo a acreditar que o português nada tem de traiçoeiro, o que existe é sentimentos nas palavras. As pessoas quando falam e escrevem, usam um determinado discurso, discurso esse que tem sentimentos, dado que a pessoa também (supostamente) os possuí. Os motivos e essencialmente os sentimentos que me levam a escrever esse post são a melhor teoria da teoria. Quantas e quantas vezes certas palavras já nos magoaram? Quantas e quantas vezes certas frases soaram-nos a paixão? Quantas e quantas vezes nem sequer ouvimos o que nos disseram? O que muitas vezes nos dizem é diferente do que ouvimos. Será que ouvimos mal? Claro que não. É tudo uma questão de interpretação. E é aqui que nós defendemos a falta de compreensão de ambos os intrevenientes com o traiçoamento da língua com que se está a comunicar. Onde quero chegar é à maldade das pessoas. Isto é, quão más as pessoas podem ser ao falarem ou ao escreverem. Nem sempre esta maldade é inconsciente. O normal até é que esta maldade esteja bastante consciente na cabeça da pessoa que a profere. Esta maldade é recebida de diversas formas. Habitualmente as pessoas defendem-se calando-se para não magoarem o outro. O preferível é a técnica de defesa contrária: "Olha! Atenção! Magoaste-me bastante quando disseste isto e isto e isto!". Duas pessoas magoadas gostam-se mais que duas pessoas conformadas uma com a outra. Só me resta no fim escrever: palavras para que te quero?!?

|

quinta-feira, outubro 06, 2005

Saladas em tempos de calor...

O Verão parece que este ano não se quer ir embora... Hoje Lisboa foi a capital europeia mais quente, com uma máxima de 30º C. Com este Outubro o que sabe bem é uma sopa mais quente, um casaco leve e umas castanhas assadas. Castanhas já há à venda, hoje à tarde apetecia-me um daqueles gelados bem frescos vendidos pelas mesmas pessoas. Como o meu desejo não foi satisfeito fica aqui uma saladinha, uma simples, uma portuguesa. Assim com algo mesmo português comemora-se os 13 anos da SIC e chora-se os 6 anos sobre a morte de Amália Rodrigues.

Salada à Portuguesa

Ingredientes para 2 pessoas:
1 alface
2 tomates para salada
1 cebola
óregãos
azeite
vinagre
sal

Preparação:
Arranja-se a alface (lavando e eliminando as folhas velhas e feias), corta-se em caldo verde. Corta-se o tomate às rodelas e acrescenta-se à alface. Por cima coloca-se a cebola também às rodelas. Tempera-se com azeite, vinagre, sal e óregãos. E a nossa salada portuguesa está pronta a servir e a ser acompanhada com qualquer prato. Se repararem é este tipo de salada que vos é servida num restaurante em Portugal e é conhecida como Salada à Portuguesa.
Bom Apetite

|

terça-feira, outubro 04, 2005

A sessão...

«- Sofre-se muito mais quando as pessoas não discutem, mesmo que dialoguem. É muito mais enriquecedora uma relação com discussões. Sofre-se muito menos assim.
- Está a dizer uma coisa muito importante quando diz isso...»
Hoje tive uma das sessões mais difíceis com a minha psicóloga. Devido a um problema familiar. Problema esse que não tem que ver directamente comigo, mas com o qual me preocupo. Hoje era a primeira sessão depois das minhas férias de Setembro e queria ter falado disso e de mais umas quantas coisinhas. Queria ter falado da minha vida amorosa. Raramente falo do assunto com a terapeuta. E gostava de abordar até à exaustão o que sinto e o que não sinto. Mas a sessão de hoje foi consumida pela minha preocupação e pela estupefacção da psicóloga. A sessão prolongou-se para além daquele contíguo gabinete. Como não consegui ter tempo para ir ao cinema imediatamente antes de ir trabalhar, fui às compras. Este método de terapia é substancialmente usado pelas mulheres, mas nós do sexo masculino, também gostamos e acalmamos com o ir às compras. Fui comprar o presente de aniversário para a minha prima. É extremamente difícil escolher presentes para crianças, a minha prima faz 6 anos. Depois de ver as milhares de hipóteses na secção de brinquedos, resolvi ir ao sector da roupa. Depois de ver mais uma dezena de soluções, optei por um pijama. Depois de ver todos os pijamas para menina, constatei que mais de 70% dos artigos tinham a côr rosa. Quando vi um bem giro com uns comboios na camisola tive o seguinte diálogo com a empregada:
«- Este pijama é só para meninos, certo?!?
- Sim é! - Resposta com sorriso amarelo.
- Mas as menina também gostam de comboios... - Provocação irónica e ácida da minha parte. O sorriso amarelo continuou, sem resposta alguma...»
Acabei por comprar um pijama em tons de branco e vermelho. Só não consegui evitar que não tivesse a palavra "princess" escrita e a dita "princesa" desenha na camisola e nas calças. A particularidade é que há um outro desenho na camisola que brilha no escuro... A seguir fui-me enfiar na discoteca e fiz mais uma das minhas fantásticas compras: adequiri dois álbuns do genial Tom Jobim por 7€ cada. A minha coleccção, paixão e veneração por este brasileiro continua a aumentar e muito!

|

segunda-feira, outubro 03, 2005

No Comment

Image hosted by Photobucket.com

Foi este o aspecto do eclipse total do sol, eclipse anelar que foi bem visivel em Argozelo, Bragança, 03/10/2005.

|